terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reletindo o eixo XII

NOVEMBRO: 1ª Postagem – 09.11.2010
Olá Pessoal...
Ao realizar as leituras do Eixo VII (2009.2), me chamou atenção à postagem deste Eixo, relacionada com a nossa primeira aula presencial do dia 27.08.2010, da interdisciplina Linguagem e Educação, pois contemplei-a com minha experiência de meu Estágio Curricular Obrigatório (Eixo VIII – 2010.1), tendo em vista a estratégia e abordagem para iniciar a aula.
A professora Patrícia Camini e as tutoras Graciela e Juliana, indagaram os educandos sobre a diferença entre alfabetização e letramento. Então, pediram para se reunir em grupinhos e a tutora Juliana nos perguntou questões para nos fazer pensar e descutir no nosso grupo, como: “O que é alfabetização?; O que é letramento?; O que é mais abrangente, Alfabetização ou Letramento???” entre outros. Posteriormente, após debate em grupos a professora interagiu com todos os grupos, coletivamente, através das respostas que os grupos elaboraram. Foi muito interessante esta estratégia de abordar a temática letramento e alfabetização, pois os educandos se interessavam da discussão e partia o conhecimento do conhecimento prévio de cada um.
A experiência desta aula, através dos questionamentos , o conhecimento prévio e o debate entre educador e educando, apresentou-se nas ferramentas e estratégias realizadas no Estágio Curricular, logo no primeiro dia de aula, na dinâmica: “Encontro das Flores: O que é vida?” realizada em doze de abril de dois mil e dez, abordando o tema Amizade e Município, pois Terra de Areia estava prestigiando seus vinte e dois anos de emancipação.
Nessa aula, os alunos participaram da solenidade de abertura oficial da semana cultural do município. Em seguida, desenvolvi com meus alunos a dinâmica “Encontro das Flores: o que é vida?”, logo estimulei-os a explorar a mensagem que a dinâmica queria nos transmitir, relacionando-a com a data festiva do município.
É muito interessante esta forma de abordar algum tema, pois comecei a observar que meus alunos demonstravam mais interesse e vontade de aprender a partir das atividades diversificadas e atraentes. Assim sendo, aprenderam a história do município significativamente e interagindo um com o outro.
Contudo, ao constatar que meus alunos aprendem melhor e participam ativamente através de práxis educativas instigantes, lúdicas e atrativas, como já mencionado, assim gerou o tema do meu TCC: Lúdico e Matemática: Quanto custa aprender matemática no 5º Ano?”, enfatizar nas aulas de Matemática o conteúdo por meio de atividades envolvendo jogos, com intuito de construir o conhecimento frente aprendizagens significativas.
Segundo Freire (1996, p.47): “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” . De acordo com esse pensador, foi aderida esta concepção através da vivência em meu Estágio Curricular Obrigatório. Ao entrar na sala de aula estava sendo corajosa, aberta a indagações, à curiosidade, perspectivas, inovações, aulas atraentes e lúdicas, às perguntas dos alunos, as suas inibições; inquieta em face da tarefa de educadora que tinha: a de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas sim criar oportunidades de aprender constantemente.
Verifica-se necessidade de estabelecer relação entre a práxis e o modo de proporcionar satisfação em aprender os conteúdos de Matemática de maneira cativante ao educando, através de jogos pedagógicos lúdicos.
A prática docente vivenciada no semestre anterior me fez obter experiências vitais relevantes para minha vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional e estudantil. É decorrente de um processo contínuo, desafiador, mediador, animador e propiciador de conhecimentos.

A experiência da aula do Ludicidade e Educação me proporcionaram observar a importância de realizar aulas lúdicas e instigantes, que promove aprendizagens significativas nos meus educandos do 5º Ano, em especial no âmbito do aprender e ensinar os conteúdos de Matemática, no qual resultou muito sucesso. Esta concepção vem ao encontro das ideias de Freire, que concretiza esses saberes interligando a teoria e a minha prática.

Um grande Beijo... Simone Lentz

Reflexão da postagem 27.08.2009:
http://peadportifolio156855.blogspot.com/2009/08/aula-presencial-27082009.html


BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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