domingo, 21 de novembro de 2010

PARTE 3 Refletindo o desenvolvimento do meu TCC.

NOVEMBRO: 3ª Postagem – 21.11.2010
Olá Pessoal...
Refletindo o desenvolvimento do meu TCC.
Semana 1:
Logo após definir a temática do meu TCC, eu e a professora nos comunicávamos, via e-mail e comentários no meu Pbworks de Estágio, aprimorando o tema, pois segundo a professora Carmem Gil em 10.08.10: “Simone, conforme te falei por e-mail tens que definir mais o tema, pois rede de ensino é muito amplo. Abraços Carmem” (ZELI, http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29103050/Começando-o-TCC )
Em 15.08.10 eu respondi à professora: “Olá professora Carmem... Pois eh... enviei hoje um novo e-mail para a professorara, será que dá para ser como tema: “O Lúdico e o Conhecimento Matemático?”; (LENTZ, http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29103050/Começando-o-TCC )
Nesta mesma página do Pbworks, recebi em 08.09.10 comentário da tutora Graciela: “Oi Simone ! Vejo que estás te encontrando!Foque suas leituras em torno do jogo da matemática para não perderes muito tempo. Definida suas perguntas, qua a professora Carmem está te auxiliando, estarei aqui para te ajudar no que precisares.
Simone, vamos ter que dar uma atençãozinha especial na linguagem.Precisamos romper alguns vícios que tens ao escrever. Assim que tiveres mais postagens começaremos com essa prática. Pode contar comigo. Abração Graciela” (PEREIRA http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29103050/Começando-o-TCC )
E eu respondi em 15.08.11: “Olá... prof Graciela...
Ok.... No decorrer das escritas precisarei bem da sua ajuda para aprimorar alguns equivocos meus...Muito obrigada... Bjkss até mais... (LENTZ, http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29103050/Começando-o-TCC )
Portanto, O meu TCC vem se tornando um repensar constante, se estruturando através de reflexões, indagações, pesquisas, orientações, diálogos, entre eu, a orientadora Carmem e a tutora Graciela.
Na Semana 2, postei em 08.09.11 a justificativa e o começo da Fundamentação Teórica. A professora Carmem colocou os seguintes comentários em 10.09.11 (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29563889/Semana-2) :
1º Comentário:
“Simone
Vamos tentar resumir aqui:
Tema: Jogo e a construção do conhecimento matemático
Questão: Como ensinar ........(conteúdo) com jogos?
"Ao ensinar matemática, fazêmo-lo (ou deveríamos fazê-lo) com um objetivo determinado. Isto exige a intencionalidade por parte do educador. E a visão geral do processo de ensino requer que o dominemos, tendo em vista, o sujeito que aprende (sujeito cognoscitivo), o conteúdo primeiro (conceitos já dominados pelo sujeito) e o conceito científico (aquele que se pretende sistematizar)."
2º Comentário:
“"Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, um certamente é consensual: ensinar a resolver problemas.(...) As discussões em torno da resolução de problemas são basicamente de dois níveis. Um deles se refere à possibilidade de se ensinar o conteúdo por meio da resolução de problemas, ou seja, pela estratégia de resolução de problemas podemos mostrar ao aluno como o conhecimento é construído. O outro diz respeito à possibilidade de desenvolver habilidades para solucionar problemas semelhantes ou de gerar estruturas para a solução de problemas futuros; a forma como isto pode ser feito também é objeto de estudo."
"Quando consideramos o jogo instrumento de ensino, também é possível classificá-lo em dois grandes blocos: o jogo desencadeador de aprendizagem e o jogo de aplicação. Quem vai diferenciar estes dois tipos de jogo não é o brinquedo, não é o jogo, e sim a forma como ele será utilizado em sala de aula. Para ser mais preciso: é a postura do professor, a dinâmica criada e o objetivo estabelecido para determinado jogo que vão colocá-los numa ou noutra classificação."
Publicação: Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. Páginas: 45 a 52
3º Comentário:
"Estes exemplos ilustram que é possível combinar jogo e resolução de problemas nas séries iniciais; porém, fazer isto é muito mais que uma simples atitude, é uma postura que deve ser assumida na condução do ensino. E assumi-la com vistas ao desenvolvimento de conceitos científicos exige um projeto de ensino, inserido no projeto coletivo da Escola. Fazer isto é dar um sentido humano ao jogo, à resolução de problemas e, sendo assim, à Educação Matemática."
Publicação: Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. Páginas: 45 a 52
4º Comentário:
“Olá garota.
Escrever é um ato laborioso e demanda tempo. Por isso devemos fazer deste um aliado, aproveitando todos os momentos possíveis para escrever e pensar, pensar sobre o que se escreveu. Marques (1999) nos diz que "escreve-se para pensar e não o contrário" . Como tempo é uma questão de prioridade, iremos nos dedicar ao ato de escrever apenas quando este nos for algo prazeroso, fascinante e produtivo.
Além da pouca busca de conhecimento através da leitura, um outro fator predominante que bloqueia o ato de escrever e angustia, de forma lenta e constante, são os rigores das normas impostas para a elaboração de um texto que segue um modelo clássico. Estas podem levar a pessoa que está escrevendo ao desânimo e até mesmo à desistência de seus objetivos. Por isso, devemos nos preocupar primeiro com as idéias a serem desenvolvidas, deixando para depois a normatização exigida nos textos acadêmicos. Abraços Carmem
Meu comentário para a professora Carmem, em 15.09.10 :
“Olá prof Carmem...
Ok, tema será "Jogo e a construção do conhecimento matemático".
A questão "Como ensinar ....(conteúdo) com jogos?" , pensei em fazer o conteúdo referente as quatro operações ( adição, subtração, multiplicação e divisão), então, poderia ficar?
"Como ensinar as quatro operações com jogos?"
continuaremos conversando para ver e defini-la...
As escritas que fizestes (Publicação: Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. Páginas: 45 a 52) a respeito da importância do papel do educador na aprendizagem da criança e o que o jogo pode seguir "tal" papel desencadeador,... achei muito interessante... como faço para ter acesso a este material???
Um grande beijoo.. Simone”
Na terceira Semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29900761/Semana-3), consegui definir o tema, juntamente com a professora Carmem, através de conversas via e-mail. O tema ficou: “LÚDICO E APRENDIZAGEM: QUANTO CUSTA APRENDER MATEMÁTICA NO 5º ANO?” , além de definir o tema, aprofundei a fundamentação teórica, falando um pouco da matemática e os jogos como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.
A professora Carmem deixou o seguinte comentário em 16.09.10:
“Simone
Estas no caminho. Agora dá uma olhada na estrutura do TCC (ver guia) e tenta organizar um arquivo no word para montar o TCC por capítulos. A justificativa fica junto na introdução.
Os jogos seriam um subtítulo do capítulo 1, certo?
Abraços Carmem”
Em 21.09.10 deixei o seguinte comentário a professora: “Oiee professora carmem... Ok... certinho... Qualquer dúvida te pergunto novamente... Bjkss e até logo...”


Na 4ª Semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/30285688/Semana-4) continuei a complementação da Fundamentação Teórica. A professora Carmem deixou o seguinte comentário em 26.09.10: “Simone
Agora leia o que diz no tcc sobre a introdução e veja o que falta: metodologia, referências teóricos... (vai completando)
Antes do item 2 não deveria ter algo sobre o conhecimento matemático?
Tenta agora construir um roteiro do sumário para que possas começar a dar forma ao texto.
Abraços Carmem”
Em 01.10.10, deixei os seguintes comentários a professora Carmem:
Comentário 1: “Olá professora...
Ok... Mas eu re-li o que falava sobre o TCC e na introdução não falava que tinha que abordar sobre metodologia e referenciais teoricos, consta: ", inicia-se com pequena introdução ou com um sub-título que vai detalhar o que foi anunciado no resumo. É importante fornecer uma idéia geral ao leitor, contextualizando o tema de trabalho e destacando também sua relevância em ser estudado. Muito importante também é informar ao leitor o momento em que se encontra a experiência (concluída), apresentando de forma sucinta os caminhos da pesquisa ou experiência percorridos. "
No DESENVOLVIMENTO que se refere para falar sobre a metodologia, referenciais teoricos e articulações..
Bem, então na INTRODUÇÂO devo falar também sobre metodologias e referenciais teoricos??
Não entendi direito esta parte... Obrigadaa.. Bjksss e até maiss...”
Comentário 2: “Quanto antes do item 2, acho que fica melhor também ter algo sobre conhecimento matemático... vou tentar reformular... valeu pela dica..
E também vou já tentando fazer o sumário.... brigada.. Bjkss”
A tutora Graciela também participou do diálogo, em 07.10.10 , deixando o seguinte comentário, pois haviamos no dia 04.10.10 aula presencial sobre os TCC’s juntamente com a professora Carmem: “Oi Simone. Acredito que muitas dessas dúvidas foram sanadas na aula presencial. Abraço!”
Na quinta semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/30639040/Semana-5 ) Continuei complementando a Fundamentação Teórica.
Na sexta semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/30956314/Semana-6), continuei a fundamentar teoricamente o TCC, além de começar formatar o trabalho nas normas da ABNT. Em 14.10.10, a professora Carmem deixou o seguinte comentário: “ Simone, Comentei teu texto e mandei para teu e-mail. Abraços.”
E eu respondi em 14.10.10: “ Olá professora...Ok... Bjkss e até mais...”
Na sétima semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/31361755/Semana-7 ), continuei o trabalho com fundamentações teóricas. A professora deixou o seguinte comentário em: 24.10.10: “ Simone, segue comentários do texto por e-mail. Abraços”.
A professora fazia comentários no corpo do texto com outra cor(vermelho), me ajudando a melhorá-lo e dando dicas. Porém tenho dificuldades em escrever, por isso já estou tentando sanar estas dificuldades fazendo aulas particulares de Português, com a professora thaysa, quinzenalmente nos sábados das 9:00 às 11:00hs, na sua casa. As aulas são maravilhosas e eu estou buscando melhorar e sanar esta dificuldade.
Na oitava semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/31891518/Semana-8), continuei fazer a fundamentação Teórica, mas a parte 3 referente: “Apresentação, Análise e Discussão de Dados da Pesquisa”, não pude realizá-lo ainda, devido ter algumas dúvidas de como fazer. Então enviei as dúvidas por e-mail para a professora Carmem e a tutora Graciela, que responderam-me posteriormente.
Na nona semana (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/32225320/Semana-9), postei duas versões do trabalho, uma em 06.11.2010 e a outra em 07.11.2010. Nesta semana complementei a Fundamentação Teórica ( aplicação de jogos e acrescentei mais conteúdo sobre o conhecimento matemático) e realizei a terceira parte referente “Apresentação, Análise e Discussão de Dados da Pesquisa”.
Na terça-feira, dia 03.11.10, liguei para professora Graciela e combinamos para mim ir na sua casa na quinta-feira, dia 05.11.2010, para reler todo o meu trabalho e organizá-lo, procurando sanar minhas dificuldades de linguagens. O encontro foi muito produtivo, pois conversamos e discutimos as ideias centrais e aprimoramos o presente trabalho. Ficamos trabalhando das 19 às 23 horas.
No outro dia, 05.11.10, sexta-feira, fui na casa da professora Thaysa, professora de Português, para realisar a revisões ortográficas. Fiquei na casa da professora Thaysa das 13hs às 18hs. Foi muito interessante, pois corrigimos juntas o trabalho, aprimorando os meus conhecimentos, pois já realizo aulas de português com ela nos sábados.
Deixei para a professora o seguinte comentário em 06.11.10:
“ Olá professora, o trabalho está aí... mas até a página 21 que eu corrigi com a minha professora de português (Thaysa), ok? Um beijoo.”
A professora me deixou o seguinte comentário em 07.11.2010:
“ Oi Simone, ainda temos muitas coisas a fazer. Escrevi em vermelho e estou te passando por e-mail.”
Deixei os seguintes comentários para a professora Carmem:
08.11.2010: “Oie professora... Ok... reformulei e mandei para seu e-mail a versão 2. Aguardo respostas.”
08.11.2010: “ Reformulei o TCC, está como versão 3, ele está no link : Semana 10 no side bar”
Na semana 10 (http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/32300180/Semana-10), reformulei o TCC, conforme orientações da professora Carmem, e também já está todo revisado ortograficamente, pois terminei de revisar com a professora Thaysa em 08.11.10. Porém não recebi nenhum retorno da professora.
Na semana 11, há duas postagens do TCC, devido na terça-feira, dia 09.11.10, ir na casa da tutora Graciela para rever o trabalho e aprimorar alguns detalhes... Nesta semana, mais precisamente em 15.11.10 a professora Carmem e a tutora Graciela mandaram e-mail solicitando o RESUMO ESTENDIDO (para a apresentação da Banca no dia 02.12.2010) e o prazo é até segunda próxima, em 22.11.2010. Então fiz o RESUMO ESTENDIDO (com 5 páginas) e na quinta-feira (18.11) mandei e-mail para Graciela e Carmem com o mesmo em anexo. Recebi comentário da Graciela e disse que havia que dar uma “enxugada” nele, pois ficou extenso e deveria ter entre 2 a 3 páginas no máximo. Então sexta(19.11) re-enviei novamente com 3 páginas e ela me disse que deveria ainda dar uma “enxugada”. Então, no domingo dia 21.11.10 enviei novamente e-mail para a tutora Graciela e professora orientadora Carmem... Vamos aguardar o cometário delas agora...

Um grande Beijo Simone Lentz

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