domingo, 21 de novembro de 2010

PARTE 1- Refletindo como iniciou o meu TCC

NOVEMBRO: 5ª Postagem – 21.11.2010
Olá Pessoal...
Refletindo o início do meu TCC.
Nesse Eixo IV, estamos realizando as disciplinas do SEMINÁRIO INTEGRADOR IV e do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO/TCC.
Em dezesseis de setembro de 2009 houve a aula presencial do Seminário Integrador IX, para assuntos pertinentes às Postagens semanais no Portfólio de Aprendizagens, englobando sua estrutura com contextualização, evidências, argumentos, conceitos, relações teóricas e práticas a luz de alguns autores (análises e reflexões entre as interdisciplinas, atividades, autores, experiências do estágio curricular, aprendizagens, mediações, problematizações, diálogos, entre outros).
Os alunos estavam inseguros a respeito da construção do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, então, a professora Eliane Ventorine, entregou o Guia Prático do Trabalho de Conclusão de Curso aos alunos e conversou sobre a realização do TCC e do fichamento, amenizando nossas dúvidas e inseguranças. Porém, deixou bem claro, que não poderia intervir nas propostas e sugestões dos orientadores, por isso falou para conversar sobre essas questões abordadas com a sua orientadora do TCC. Solicitou criar novo Pbworks, com objetivo de registrar todos os passos do TCC, pois o MEC liberou a utilização deste ambiente para o curso do PEAD, além do ROODA. Falou que o endereço do Pbworks deve ser: “http://nomedoalunotcc.pbworks.com”
Naquela noite, ao chegar na minha casa, providenciei criar o Pbworks do Trabalho de Conclusão de Curso, denominado: “http://simonelentztcc.pbworks.com”.
Posteriormente, através de e-mails, fiquei sabendo que a professora Carmem Gil é a minha Orientadora do TCC (2010.2), pois a orientadora do Estágio Curricular Obrigatório (2010.1) se ausentou do PEAD, mas a tutora Alda Graciela Pereira continua nos auxiliando.
Recebemos e-mails da professsora Carmem e da tutora Graciela, nos comunicando sobre:
* o endereço do pbworks da professora orientadora Carmem Gil: (http://tcccarmem.pbworks.com/w/page/28794150/FrontPage );
* liberação de acesso dos pbworks dos alunos;
* trazer algo escrito para a aula presencial dia 30.08.2010 referente o tema, questão de pesquisa e os autores que pensam utilizar para o TCC;
* ler o manual do TCC;
* ler o texto: “Escrever é preciso: o princípio da pesquisa.”, de Mário Osório Marques;
* trazer as dúvidas sobre o TCC.
Na aula, a professora Carmem Gil, apresentou-se presencialmente e falou que está preparada para ajudar-nos sempre que for necessário. É uma professora excelente, pois falou do TCC sanando as nossas dúvidas e fazendo relação com o texto de Marques, que solicitou a leitura.
Foi realizado uma “roda de conversa” sobre os TCC’s, no qual foi muito produtivo, pois a professora conversou com cada aluno, pedindo para dizer sobre o seu encantamento frente à experiência do estágio curricular. Então, todos os alunos preestabeleceram o tema do TCC, acerca do vivência significativa em sala de aula.
O meu tema de pesquisa, em primeiro momento, designava com a questão referente ao autismo, por ter interesse no assunto Educação Especial, fazer os cursos de Capacitação de Recursos Humanos em janeiro e fevereiro de 2008 e o de Libras em 2008, e também estudar a cadeira de Educação Especial no PEAD. Porém, não foi possível fazer o TCC sobre esta temática, por ser algo que deve partir de minha experiência do Estágio Curricular.
Realizei a seguinte reflexão no meu Pbworks, em 24.08.2010:
“ 24.08.2010 Minhas primeiras reflexões acerca do TCC...
Bom, através dos materiais sugeridos para leitura da Interdisciplina do Seminário Integrador IX e da aula presencial de segunda-feira, 23.08, referentes o que é um TCC, sua estrutura, etc... pude refletir profundamente sobre o meu foco de pesquisa,...
Ao pensar averigüei que desde 2008, quando realizei o Curso de Capacitação de Recursos Humanos na Área de Deficiência Mental, tinha constantemente curiosidade e interesse em estudar sobre a criança Autista, entender o que é esta síndrome, o por que de seus comportamentos e inquietudes, ... pois vivenciei uma experiência através de trabalho em grupo com um senhor de idade autista, ao qual ficou gravada intensamente em minha memória. No ano seguinte, através da Interdisciplina “Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais”, Eixo VI - 2009.1 PEAD/UFRGS, me proporcionou novas curiosidades a respeito da Educação Especial Inclusiva, até mesmo pelas reformas das novas normas sobre a inclusão de alunos Especiais na Rede Regular de Ensino.
Mediante estas novas perspectivas, venho me perguntando: Será que eu professora de séries iniciais estou preparada para trabalhar com um aluno autista??? E os outros professores??? Tenho medo de responder, pois não sei direito o quê é esta síndrome e muito menos, trabalhar com este aluno especial em sala de aula,...
Vou seguir pesquisando sobre este assunto, ao qual venho querer descobrir sobre essa minha curiosidade...

Um grande beijoo... Simone Lentz “ (LENTZ, http://simonelentztcc.pbworks.com/w/page/29103050/Começando-o-TCC)

Sendo assim, a professora me instigou relatar sobre algo que mais me chamou atenção no estágio. Falei sobre as aulas lúdicas através de jogos, que proporcionaram aos meus alunos uma aprendizagem significativa, principalmente nos conteúdos de Matemática. Então, a professora fez a sugestão para mim, de fazer meu tema sobre a Ludicidade e a Matemática. Aceitei a sugestão, pois é um assunto que me chama atenção por gostar da matemática desde criança e a experiência com jogos lúdicos com meus alunos foi muito construtiva.

Nenhum comentário: