quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Reflexão do eixo VII com a experiência educacional - Estágio Curricular e o TCC

NOVEMBRO: 2ª Postagem – 10.11.2010
Olá Pessoal...
Outra postagem que me chamou atenção, referente ao Eixo VII(2009.2), foi do dia nove de setembro de 2009, denominada: “A Importância do Planejamento”, da interdisciplina “Didática, Planejamento e Avaliação”, pois ela vem ao encontro das minhas reflexões acerca da experiência educacional e do TCC “Lúdico e Matemática: Quanto Custa Aprender Matemática no 5º Ano”, por achar fantástico.
A postagem elencada refere-se sobre a importância de se fazer um bom planejamento perspicaz e flexível, com objetivo de obter qualidade no ato de ensinar e aprender, para todos os alunos envolvidos nesse processo. É proposta uma diversidade de estratégias e trocas recíprocas de conhecimentos e aprendizagens.
A autora Rodrigues, faz o educador refletir sobre os elementos básicos para um planejamento didático-pedagógico, presente no Diário de Classe. São eles: Contextualização; Eixo Integrador; Justificativa; Objetivos; Estratégias, Recursos; Avaliação. Esses elementos são fundamentais para um trabalho diferenciado perspicaz e qualificado, pois o educador planeja seu trabalho integrado-os, facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos frente metodologias inusitadas.
Assim, realizei a seguinte reflexão: “Sou educadora e estou interessada em fazer meus alunos refletirem e construírem conhecimentos juntamente com um Planejamento integrado, flexível, inovador,...”
Estas reflexões fizeram sentir-me feliz, pois há relações presentes do Eixo VII entre a minha experiência educacional, Estágio Curricular Obrigatório - eixo VIII, e o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – eixo IX. É relevante esta análise, por constatar a importância em estudar a disciplina “Didática, Planejamento e Avaliação” para realizar o estágio e o TCC pois são ferramentas essenciais para concretizar as aulas instigantes, lúdicas e diversificadas aos educandos.
A minha experiência educacional me permitiu chegar à conclusão de que é relevante o planejamento adequado, flexível e inovador. É evidente, que o educador procure desenvolver um planejamento bem pensado e bem planejado, para que se possa obter sucesso nos resultados. Assim sendo, procurei desenvolver em minhas aulas de matemática atividades relacionadas com jogos pedagógicos, por constatar que meus alunos assimilaram melhor os conteúdos através do lúdico e da interação uns com os outros.
O meu TCC aborda a questão da importância dos jogos lúdicos nas aulas de matemática, pois os alunos de 5º Ano aprenderam a multiplicação através de atividades que proporcionassem desenvolver a autonomia, criticidade, interação, diálogo, questionamentos, enfim, inúmeras habilidades e competências relacionadas a um bom desenvolvimento psicológico, cognitivo e social. Pode-se assim perceber, através deste estudo e da leituras teóricas à luz de alguns autores como Piaget, Vygotsky, Freire, entre outros, como uma aula que utiliza o jogo lúdico pode ser rica em contribuições para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade e, por sua vez, na solução de seus conflitos ao despertar o interesse e gosto em aprender uma disciplina tão temida por muitos.

Paulo Freire, em sua obra da Pedagogia da Autonomia, enfatiza as práxis educacionais a partir da defesa das perguntas, curiosidades inusitadas, sendo bem inversa a fragmentação de conteúdos, imposição de saberes, depósito de conhecimentos (educação bancária): "Quando saio de casa não tenho dúvida nenhuma de que, inacabados e conscientes do inacabamento, abertos à procura, curiosos, "programados, mas para aprender", exercitaremos tanto mais e melhor a nossa capacidade de aprender e de ensinar quanto mais sujeitos e não puros objetos do processo nos façamos.(Freire, 1997, p.65)."

Acredito na concepção Freiriana, de que a Pedagogia das perguntas são interessantes estar presentes nas práxis educativas, pois na minha experiência com o 5º Ano, procurei instigar meus alunos ao conhecimento matemático e o desejo de buscar e se interessar nas aulas, mediante perguntas desafiadoras e estratégias diversificadas, como o jogo lúdico. Assim, resultou construir coletivamente trocas recíprocas de aprendizagens significativas no âmbito da Matemática, perante o currículo e o planejamento integrado, perspicaz e construtivo.
Portanto, o planejamento bem elaborado, planejado e aplicado pelo educador, apresentou-se constantemente em minha experiência do estágio, através da inserção de jogos pedagógicos e lúdicos, com intuito de promover e despertar o interesse dos educandos, resultante de fantásticas aprendizagens significativas no âmbito do conhecimento da Matemática, bem como está explícito no meu Trabalho de Conclusão de Curso –TCC- PEAD/UFRGS.
Um grande beijoo.. Simone Lentz
Reflexão da postagem 09.11.2009:


Reflexão da postagem 09.11.10 :

http://peadportifolio156855.blogspot.com/2009/09/o-que-e-planejamento.html


BIBLIOGRAFIA:
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.

5 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

está ótima a tua reflexão sobre a importância do planejamento para o bom desenvolvimento da prática docente. Gostei muito da forma como tu "atualizou" a tua postagem original (2009) e relacionou com as tuas propostas no estágio docente. Isso me fez voltar ao eixo 9 e reler a postagem original e me deparei com uma ausência tanto lá quanto aqui: onde está a referência ao livro Pedagogia da Autonomia? Tu menciona corretamente no corpo do texto, mas não encontrei a referência completa ao final, assim como encontrei o endereço da tua postagem antiga.
Deixo como "dica": revisar o texto para ver se todos os autores mencionados estão contemplados na bibliografia.
Grande beijo e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie

SIMONE LENTZ disse...

Olá professora Nádie...

Desculpa, foi esquecimento pois até comprei este livro, mas a bibliografia do livro pedagogia da autonomia de Paulo Freire é a seguinte:


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Fico feliz por ter contemplado ao solicitdo da interdisciplina de Seminário Integrador IV

Um grande beijo... Simone Lentz

SIMONE LENTZ disse...

Olá professora Nádie...

Desculpa, foi esquecimento pois até comprei este livro, mas a bibliografia do livro pedagogia da autonomia de Paulo Freire é a seguinte:


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Fico feliz por ter contemplado ao solicitdo da interdisciplina de Seminário Integrador IV

Um grande beijo... Simone Lentz

Nadie Christina disse...

Oi querida,

que bom que atendestes ao solicitado complementando com a referência completa do livro. Procure lembrar sempre das referências, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

SIMONE LENTZ disse...

olá professora Nádie..

Ok.. pode deixar...

Bjkss