terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reflexão Eixo IX


NOVEMBRO: 7ª Postagem – 23.11.2010

Reflexão Eixo IX

Olá Pessoal...

O eixo IX, proporcionou estudar acerca do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, cujo o tema e a questão denominam-se: “A importância do Lúdico no conhecimento matemático” e “Quanto custa aprender matemática no 5º Ano?”. Surgiu a curiosidade em estudá-la a partir das experiências e conhecimentos do Curso PEAD/UFRGS e estágio curricular obrigatório, porque verifiquei o incentivo e alegria dos alunos nos jogos lúdicos e os levava à compreensão contínua, demonstrando prazer. A matemática, vivenciada em minha vida, também despertou o desejo e o interesse em aprender.
O presente trabalho reflete o estudo sobre as contribuições do jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem matemática da criança, baseado no estágio desenvolvido com o 5º Ano da escola pública municipal, que contempla o tema “A importância do lúdico no conhecimento matemático”.
O semestre foi muito produtivo, pois me tornei uma “escritora”, relatando fotos do Estágio Curricular Obrigatório (eixo 2010.1) por meio da Coleta de Dados, e assim, neste semestre, consegui refletir, relacionar, comparar, evidenciar, argumentar e constatar que a aprendizagem significativa matemática, via jogos lúdicos, favorecem a criança um ótimo processo de ensino-aprendizagem.
Este estudo teve embasamento à luz de alguns pensadores eminentes como Freire (1996), Piaget (2008), Kishimoto (2009), Vygotsky (2008) Machado(2003), e outros. Além disso, originou Pesquisas Bibliográficas e consequentemente surgiram estratégias lúdicas, que instiguem as crianças na curiosidade, interesse e o prazer em aprender matemática.
O trabalho tem como objetivo mostrar como o lúdico pode colaborar no desenvolvimento da criança, bem como a importância do educador como mediador e questionador para contribuir com a superação dos obstáculos no processo de desenvolvimento e aprendizagem matemática da criança, na faixa etária de dez a doze anos; aprofundar os conhecimentos dos teóricos, através de pesquisas em livros, revistas e artigos; instigar o interesse da criança pela matemática com auxílio dos jogos; envolver o educando no ensino-aprendizagem, demonstrando o interesse em aprender; utilizar ferramentas educativas, fazendo uma prática educacional de forma lúdica, eficaz e prazerosa. Pode-se assim perceber, através deste estudo e da leitura teórica à luz de dos autores já citados, como uma aula que utiliza o jogo lúdico pode ser rica em contribuições para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade e, por sua vez, na solução de conflitos ao despertar o interesse e gosto em aprender uma disciplina tão temida por muitos.
Enfatizo, também os trabalhos desenvolvidos durante o Estágio referente ao conhecimento matemático, com intuito de apresentar os dados obtidos da pesquisa, analisá-los e discuti-los à luz dos autores. A reflexão remete relacionar a experiência e a prática, com objetivo de constar os resultados a partir da vivência dos jogos nas aulas de Matemática.
As evidências dos alunos por meio de falas, diálogos e trocas de experiências resultam conhecimentos e apresentam entusiasmados em aprender esta disciplina, através de ferramentas diversificadas. São utilizadas nas práticas educativas, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e assim promover a aprendizagem significativa. Segundo Freire (1996, p.47): “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
O trabalho contempla os jogos e o conhecimento matemático. Apresenta características marcantes da criança, segundo visão de Piaget, em sua teoria que se chama Epistemologia Genética . Apresenta o processo dos jogos nas aulas e a sua aplicação. Piaget( 2008, p.90): “educar é provocar a atividade”.
Ao concluir, considero o lúdico uma excelente ferramenta que facilita o processo de ensino o aprendizagem da matemática. Através da forma lúdica do aprender, a construção do conhecimento da criança se dá de forma gradativa e lenta, pois verbaliza e registra o que faz. As dinâmicas favorecem a interação com o outro e desenvolve o psicológico, cognitivo e social.
Assim, diria que com os jogos não custa muito aprender matemática no 5º ano, pois possibilitam aulas mais significativas em que o aluno aprende para resolver situações da vida, atuando de forma cidadã no mundo.

Um grande Beijo... Simone Lentz

BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Revista Nova Escola. Grandes Pensadores. Editora Abril. Edição especial nº19.Ed. Abril. Julho 2008.

2 comentários:

Fabiana disse...

Olá Simone,
pelo que pude perceber a definição do tema de teu TCC se deu a partir de tua prática de estágio e também pela matemática vivenciada em tua vida.
A pesquisa realizada a partir do tema definido "A importância do Lúdico no conhecimento matemático” e “Quanto custa aprender matemática no 5º Ano?”, te possibilitou muitas aprendizagens e tua prática de estágio fundamentada no lúdico te trouxe evidências importantes para o que propuseste estudar.
Espero que estes novos estudos aliados a tua prática docente tenham te viabilizado maiores conhecimentos e experiências sobre esta temática tão importante abordada em teu TCC.
Abração e seguimos dialogando...

SIMONE LENTZ disse...

Oiee Fabi,

É verdade... concerteza, posso te afirmar que foi um estudo que me troxe novos conhecimentos, pois através da prática consegui fazer relaçoes entre referenciais estudados no PEAD como Piaget, Vigotysky, Freire....

Esta experiência de minha vida foi fortemente presente, pois sempre gostei dela por causa dos jogos, que meus professores nos proporcionavam.

Um grande beijoo