domingo, 21 de novembro de 2010

Refletindo o Eixo VIII

NOVEMBRO: 6ª Postagem – 21.11.2010
Refletindo o Eixo XIII
Olá Pessoal...
Ao realizar as leituras do Eixo VIII (2010.1), me chamou atenção à postagem deste Eixo, relacionada com a do dia 29.04.2010 – Novas Formas do Fazer Docente, da interdisciplina Estágio Curricular Obrigatório do Ensino Fundamental, pois há relações da minha experiência de meu Estágio Curricular Obrigatório(Eixo VIII – 2010.1) com a turma de 5º Ano, refletindo com falas do pensador Freire, ao qual teve embasamento teórico em meu TCC, por evidenciar e argumentar o meu pensamento em relação a abordagem a novas maneiras do fazer docente, implica o educador desenvolver competências como refletir e analisar para que aconteça uma Transformação na Educação, que abra espaços para qualificar e ser igualitária.
O educando transforma-se em co-autor de seu próprio conhecimento, parte de suas experiências vitais e conhecimentos prévios, em prol de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem significativo.
Afirmo naquela postagem sobre a prática que desenvolvi com meus alunos, embasando-me em referenciais teóricos de Vygostsky, o percursor da teoria sócio-construtivista, e Freire, o defensor de uma educação autônoma, democrática e transformadora:
“A partir desta reflexão do fazer docente é que estou tendo uma visão sócio-construtivista presentes em minhas práxis educacionais e obtendo resultados relevantes e gratificantes, o qual me orgulho muito.Vamos por em prática o nosso fazer docente para "TRANSFORMAR O MUNDO e a sociedade" transformando seres críticos , bem como nos relata o nosso fabuloso grande pensador Paulo Freire.”
Assim sendo, posso constatar que os teóricos Vygostsky e Freire, tiveram fortemente influência de suas ideias no meu estágio, como citei naquela postagem, como também a minha visão de construir espaços para obtenção de uma aprendizagem significativa e prazerosa, por meio de atividades que favoreçam a autonomia, criticidade, diálogo, debates dos educandos, além de promover uma aprendizagem significativa, tendo ótimos resultados.
Ao fazer essa reflexão, relaciono-a com este eixo IX 2010.2, frente ao meu Tcc, pois aborda sobre a aprendizagem significativa dos alunos por meio de jogos lúdicos matemáticos, por se tratar de atividades que promovam a autonomia dos alunos, criatividade, debates grupais ou em duplas, construção e entendimento do processo das quatro operações através do material concreto atrativo – o jogo lúdico, ...
Contudo, é muito interessante fazer estas análises, pois sempre teve postagens que automaticamente fizeram parte de saberes e interações que hoje refletiram sobre a construção do meu TCC, bem como por exemplo nesta postagem , em que realizo um paralelo do estágio com os pensadores Vygostsky e Freire e a temática de desenvolvimento do meu TCC.

Um grande Beijo.. Simone Lentz

LINK da postagem do dia 29.04.2010:

http://peadportifolio156855.blogspot.com/2010/04/novas-formas-do-fazer-docente.html

Um comentário:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.