terça-feira, 23 de novembro de 2010

Considerações Finais

NOVEMBRO: 8ª Postagem – 23.11.2010
Considerações Finais
No final desse Curso de Graduação em Pedagogia à Distância UFRGS, gostaria de fazer algumas contribuições acerca deste Portfólio de Aprendizagens porque foi de suma eminência sua construção durante a vivência em todo presente PEAD, para que ocorresse fabulosos resultados sobre aprendizagens, argumentações, evidências, reflexões, análises, trocas de experiências, etc.
A interdisciplina Seminário Integrador proporcionou aos acadêmicos criar este Blog de aprendizagens, com objetivo de ser um ambiente virtual do próprio aluno, sendo requisito de avaliação do Curso, como também uma forma de registros, evidenciados pelas aprendizagens adquiridas e construídas pelas interdisciplinas vivenciadas no presente Pead. Além disso, nesse espaço foi registrado as frustrações, medos, inseguranças, incertezas, conquistas, novas ideias, soluções de situações problemas, aprendizagens significativas, questões inovadores, considerações importantes,... Tudo isso, para não deixar esquecer que essas contribuições não ficassem esquecidas em nossas memórias e assim facilitar o entendimento e a construção contínua e gradual desse interessante processo de aprender e ensinar, interagir um com o outro (colegas, professores e tutores) por meio de diálogos super legais frente ao conhecimento, descobertas e curiosidades. É possível averiguar o crescimento de saberes ocorrido desde o início do Curso até o momento atual.
Assim, segundo Freire a aprendizagem acontece com sua interação, produção e construção de conhecimentos. Freire (1996, p.47): “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, suas teorias veem ao encontro de minhas perspectivas frente a educação, pois por experiência própria posso contar que o Curso PEAD/UFRGS me deu suporte para ser uma nova pessoa, educadora e estudante, pois em todos os âmbitos construí conhecimentos através da interação de colegas, professores, tutores, familiares, e consequentemente obtive aprendizagens significativas evidencias por atividades lúdicas e instigantes.


Esses registros, evidenciam as práticas educativas das Interdisciplinas frente aprendizagens instigantes, desafiadoras e alegres. Essas contribuições fizeram parte da formação pessoal, profissional e pessoal, pois a experiência com o Estágio Curricular Obrigatório, foi parte que interligou as interdisciplinas do Curso e essencialmente no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Através das leituras e análises de todos os Eixos, que o SI nos proporcionou pude constatar como o meu tema do TCC já se fez presente também nas nossas aulas, pois me permitiu desenvolver o senso crítico, diálogo, interesse e entusiasmo através de inúmeras atividades relevantes como: Projeto de Aprendizagens, Visita Histórica a Mostardas, Festas dos Bixos, Bienal, filmes, questionários, debates, reflexões, cooperação, etc.
Praticamente em todas as postagens reflexivas neste semestre, sobre os eixos estudados antes, consegui realizar uma ligação com as pesquisas bibliográficas de meu TCC, por meio de considerações importantes, alguns autores eminentes como Freire, Piaget, Vigostysk, entre outros, experiências lúdicas significantes, aprendizagens inusitadas, com intuito de evidenciar argumentos entre teorias e práticas, mediante parte integrante no processo de ensino e aprendizagem.
Contudo, este Curso foi relevante para mim, pois me proporcionou experiências extraordinárias que vão ficar marcadas em minha vida e que jamais esquecerei de minha memória, pois contribuiu para me tornar crítica, autônoma, buscadora de conhecimentos, tomar iniciativa e coragem para trazer práticas lúdicas para a minha vida e em especial em minhas aulas, com intuito de aprender e conhecer de maneira significativa e de sentir prazer e gosto de buscar novos saberes, não ficando estagnada à educação tradicional, mas sim a uma Educação Libertadora, como nosso sensacional Paulo Freire sobre ter coragem e saberes, “Especificamente humana a educação é gnosiológica, é diretiva, por isso política, é artística e moral, serve-se de meios, de técnicas, envolve frustrações, medos, desejos. Exige de mim, como professor, uma competência geral, um saber de sua natureza e saberes especiais, ligados à minha atividade docente”(FREIRE,1996, p.70).

Um grande beijo.. Simone Lentz



BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

2 comentários:

Fabiana disse...

Simone,
o curso de Pedagogia de Educação a Distância da UFRGS, para a vida de muitos alunos será um grande diferencial.
Tu és um destes alunos/as.
O blog portfólio é só um dos instrumentos utilizados pelo curso onde vocês puderam registrar angústias, sentimentos, conquistas...Houveram outros espaços em que vocês puderam também registrar muityas outras aprendizagens, mas com certeza é nele que se passa grande parte de tudo que vocês viveram, construíram...
Parabéns pela caminhada, que possas ainda viver muitas situações semelhantes e consigas superar muitos desafios...
Abração...
Feliz Final de semestre...

Nadie Christina disse...

Oi querida,

é com muita satisfação que deixo meu último comentário no teu blog, desejando muito sucesso diante dos próximos desafios. Parabéns pela conquista!
Um grande beijo e um saudoso abraço!
Profa. Nádie